Estudo da aplicação dos conceitos básicos de farmacologia e terapêutica medicamentosa e sua utilização na abordagem clínica, na prevenção e tratamento. Visa o estudo das ações e dos efeitos dos fármacos e sua aplicabilidade pré e pós-operatória da dor e do edema, no manejo dos anestésicos locais e dos vasoconstritores, no controle da ansiedade, na prevenção e tratamento dos processos infecciosos e suas implicações clínicas. Tem como objetivo principal estimular nos estudantes a visão crítica da terapêutica farmacológica, seu uso consciente, seus efeitos sistêmicos, bem como, os riscos de interações e toxicidades. Utiliza a metodologia ativa centrada no estudante e será́ desenvolvida com discussão de casos clínicos das situações mais frequentes encontradas na prática clínica. A abordagem terapêutica com suas consequências será o alvo principal de estudo e sua inter-relação com a harmonização orofacial.
Módulo 01 – Farmacologia dos agentes anti-inflamatórios
Conhecidos pela humanidade há cerca de 100 anos, os compostos anti-inflamatórios estão entre os agentes farmacológicos mais utilizados na prática médica. Apresentam um amplo espectro de indicações terapêuticas, como: analgesia, anti-inflamação, antipirese, profilaxia contra doenças cardiovasculares.
O processo inflamatório consiste na resposta orgânica mais precoce diante de lesão tissular ou infecção. Este processo fisiológico envolve uma ação coordenada entre o sistema imunológico e o tecido no qual ocorreu a lesão. Diante de um trauma tissular, o acúmulo local de prostaglandinas, tromboxanos e outros mediadores químicos ocasionam a “sensibilização periférica” da dor, que se caracteriza por uma alteração no limiar de nociceptores, com consequentes hiperalgia e/ou alodinia.
Os agentes anti-inflamatórios são importantes instrumentos na prevenção e tratamento da dor pós-operatória. Como droga única, possuem excelente eficácia anti-inflamatória e analgésica na dor pós-operatória leve. Em quadro álgico de intensidade moderada a grave, podem ser usados em associação com outros compostos, como opióides, por exemplo, reduzindo doses analgésicas e a incidência de efeitos colaterais destes compostos.
Conteúdo do curso
-
Módulo 01
- Aula 01 – A farmacologia clínica
- Aula 02 – A fisiologia da inflamação
- Aula 03 – Inflamação aguda X Inflamação crônica
- Aula 04 – Prevenção da dor e do edema
- Aula 05 – Agentes anti-inflamatórios esteroidais (corticosteróides)
- Aula 06 – O efeito glicocorticóide na redução do processo inflamatório
- Aula 07 – Efeitos fisiológicos e efeitos celulares dos corticóides
- Aula 08 – Os fármacos corticosteróides e suas dosagens
- Aula 09 – Os agentes anti-inflamatórios não esteroidais
- Aula 10 – As enzimas da cicloxigenase (A ação da COX 1 e da COX 2)
- Aula 11 – Mecanismo de ação dos AINES e a inibição da COX 1
- Aula 12 – Mecanismo de ação dos AINES e a inibição da COX 2
- Aula 13 – Os fármacos anti-inflamatórios não esteroidais e suas dosagens
- Aula 14 – A seletividade dos AINES
- Aula 15 – Interações medicamentosas dos agentes anti-inflamatórios I
- Aula 16 – Interações medicamentosas dos agentes anti-inflamatórios II
- Aula 17 – Interações medicamentosas dos agentes anti-inflamatórios III
- Aula 18 – Considerações finais
- Quiz